terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A "TI LIDIA" E O VINHO TINTO



Esta idosa que completou 100 anos de idade no dia 17 de Fevereiro/2013, está sendo aproveitada para uma certa campanha no grupo “Adoro Vinho Tinto” no Facebook para incentivar o seu consumo num país com graves problemas do Alcoolismo, tendo conseguido levá-la ao programa de televisão “A Tarde é Sua” na TVI onde a Fátima Lopes ajudou ou colaborou na situação, porquanto na conversa com a idosa ficou no ar a ideia de que ela teria chegado à idade avançada com saúde e boa disposição por ter bebido vinho tinto a vida inteira e até “bagaço com broa” ao pequeno almoço, como ela confessou, tudo correndo ao gosto dos promotores desta triste situação. 

O clube dos "adoradores de vinho tinto" vai assim crescendo deste modo influenciando as pessoas a beberem para que cheguem aos 100 anos, numa campanha enganosa que devia ser travada num país onde morre tanta gente na estrada por condução sob o efeito do alcool (seja vinho tinto, branco, verde, cerveja, ou outro) que infelizmente leva muitos cidadãos para a morgue ou para o hospital, já não falando dos bebedores inveterados ou viciados de todas as classes sociais (desde jovens a idosos) que pesam nas estatísticas de vítimas do Alcool em Portugal.

A verdade, porém, é que ninguém chega à idade avançada bebendo vinho tinto, mesmo que a “Ti Lidia” seja uma excepção, pois é maior o número dos que morreram cedo pelo seu consumo e hoje são mais aqueles que morrem por problemas cardiovasculares, AVCs’, cancro, diabetes, Alzheimer, etc., pelos erros e excessos da nossa alimentação. Esta é uma verdade que os médicos andam dizendo há muito tempo e a Organização Mundial de Saúde faz alerta mas só poucos dão atenção. 

Claro que beber um copo de vinho tinto à refeição não causa dano na saúde, é o seu consumo em excesso que faz mal, mas seria melhor que os portugueses bebessem vinho sem alcool, feito do sumo da uva, e isso sim até eu beberia com satisfação. Porém, não é isso que acontece e lamento que se esteja fazendo uma campanha enganosa através da senhora idosa “Ti Lidia” que é apresentada como exemplo em programas de televisão. Isto é lamentável e merece a minha crítica ou reprovação e creio que de grande parte da população, menos dos “adoradores de vinho” claro. Bem melhor seria que adorassem mais a Cultura, a Arte ou a Poesia... 

Fica aqui mais esta minha dissertação.

Pausa para reflexão!

Rui M. Palmela

4 comentários:

  1. Amigo e Irmão Rui Palmela.

    Decerto a Ti lidia ou Tia Lídia não chegou até esta idade em razão da ingestão do vinho que certamente ela não consome em quantidade danosa.
    Ora, 200 ml de vinho tinto (sem açúcar) ao dia, de forma fraccionada, à um adulto, só fará bem ao organismo desde que sadio. O vinho é um alimento sadio - muito mais que o suco d'uva - posto que este último é o fruto com maior teor de açucar ou frutose que existe e é terminantemente proibido à diabéticos e idosos. (só falta o irmão Rui dizer que Cristo bebia suco de uva, kkkkk!).
    Por outro lado, não existe relação alguma entre longevidade e alimentação, sendo as pseudos "relações" totalmente fantasiosas, sendo certo, porém, que mesmo os alimentos podem nos envenenar paulatinamente.
    Contudo, a Imprensa nos envenena mais que os próprios "venenos" que ingerimos. Para angariar "fundos" buscam reportagens esdrúxulas e que "subliminarmente" incentivam o alcoolismo, sexo desvairado, etc.
    Portugal foi detentor por séculos de inúmeras possessões D'Africa, melhor seria constatar e verificar a alimentação desses povos que se explorados num passado próximo, foram também moralmente "adotados". OPs "negrinhos" (criançinhas) não têm vinho e nem pão para comer ou beber. Nem água potável possuem estando, pois, a "embarrigar" pelos vermes adquiridos. Enquanto isso, estão meus patrícios a se preocuparem com uma baixa de 30% no consumo de teus bens materiais. (Isto é simplesmente ridículo)!
    O "lixo humano" que a Europa, Inglaterra, e EUA desprezaram, hoje é o Povo Brasileiro cuja ECONOMIA está a devorar-lhes as entranhas dos pecados genéticos. Porém, fiquem tranquílos, posto que não há ódios e nem revoltas abaixo da LINHA DO EQUADOR!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Olá querido Amigo e irmão de jornada Marialva!

    Começo por concordar contigo em algumas coisas do que dizes, nomeadamente os ‘venenos’ da Imprensa que nos causam grande dano à saúde tal como outros do dia a dia em especial os pensamentos negativos e sentimentos de cólera, ódio, vingança, maledicência, etc. Era a isto que Jesus se referia quando dizia que “o que condena o homem não é o que entra pela boca mas o que dela sai”, não pretendendo dizer com isso que tudo podemos comer e beber sem sofrer as consequências dos erros e excessos alimentares que matam mais gente nos últimos anos do que todas as guerras da Humanidade. Isto já não falando do problema do alcoolismo e do tabagismo que matam milhões de pessoas todos os anos.

    Por isso, discordo de ti quando dizes que “não existe relação alguma entre longevidade e alimentação”, pois para te provar o contrário direi que os Hunzas (o povo mais longevo do Mundo) é exclusivamente vegetariano e vivem até aos 120 - 140 anos, mantendo ainda o vigor da juventude aos 80 –100 anos de idade, inclusive na sua Sexualidade. Se desconheces este assunto, aconselho a leres algo sobre O Segredo de Saúde dos Hunzas em qualquer página da Internet numa busca Google.

    Quanto à questão do vinho tinto, seria bom que as pessoas que o consomem não passassem de um copo de 200 ml à refeição, mas infelizmente a dose vai aumentando até se tornar num vício que arruina a saúde e Portugal é um dos paises do Mundo onde mais se consome e por isso os problemas do alcoolismo são enormes e preocupantes. Por isso, o melhor mesmo é evitar começar tal como se deve evitar o primeiro cigarro que depois acaba no tabagismo. Certo?

    E sim, Jesus Cristo não bebia vinho e o que ele utilizou como simbolo de seu sangue na Ultima Ceia era vinho sem alcool, ou seja o sumo de uva não fermentado. E digo-te, caro amigo, já provei e não é doce como pensas, sendo por isso suportado por diabéticos ou por cirróticos. A diferença é ser mais caro do que o outro e não entendo porquê! Talvez por ter menos procura... Mas seria melhor para a saúde e uma solução para combater os problemas do alcoolismo no meu país. Certo?

    E é isso, caro Amigo Marialva, tens a tua opinião e eu fundamento a minha naquilo que é mais verdadeiro embora muitos prefiram ignorar.

    Grato pela tua participação e vai dizendo sempre de tua justiça.

    Um abraço fraterno.

    RP

    ResponderEliminar
  3. Ola, pois é o vinho não resolve tudo, mas meu amigo, venha ao blog comentar acerca da morte de Hugo Chavez para lermos a sua opinião, a mim parece-me um dos poucos homens que seguiu a linha do che guevara, e conseguiu encurtar numeros de pobreza desproporcionais para números menos graves.

    ResponderEliminar
  4. Qual Blog, caro Pedro, aquele dos adoradores de vinho tinto do qual fui expulso por dizer o que penso a respeito da campanha que estão fazendo para que as pessoas bebam num país que já tem tantos problemas de alcoolismo? Claro que falam sempre da 'moderação' que acaba sempre se tornando em excesso pelo vício cultivado no seio da população. Parece que o responsável do tal Blog não admite opiniões contrárias às suas por lhe faltar uma certa cultura democrática (têm talvez apenas a do vinho tinto) e por isso me bloqueou como forma mais fácil de calar uma voz incómoda que não faço no meu Blog com os que tem opiniões diferentes das minhas. Mas cada um é como cada qual, né?

    Quanto à questão da morte de Hugo Chavez, já tinha dissertado sobre o assunto na minha página do Facebook e publico agora também neste meu Blog para que outras pessoas possam ler e vc também.


    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails