terça-feira, 9 de julho de 2013

A "GUERRA FRIA" CONTINUA...



Um responsável russo exprimiu recentemente a ideia de que “a guerra fria continua” entre seu país e os EUA como aconteceu durante décadas no tempo da URSS (ex União Soviética)  contribuindo para isso as revelações feitas por Edward Snowden que está sendo perseguido pelo governo norte-americano que quer condená-lo por ter denunciado as ilegalidades de seu país ao espiar milhões de pessoas e figuras de estado do mundo inteiro.

Em vez de reconhecer esse facto e pedir desculpa ao mundo, o governo de Barack Obama prefere pressionar paises como a Rússia e a China para lhe entregarem o ex agente da CIA que continua refugiado e espera asilo politico de vários paises da América Latina que já se ofereceram para aceitá-lo.

Entretanto, começam a agudizar-se as relações diplomáticas entre russos e norte-americanos com possivel retorno à “guerra fria” agora mais alargada a outros paises como Cuba, Venezuela, Bolivia, Perú, etc., e entre estes e a Europa onde Portugal, Espanha, França e Itália, procederam erradamente ao tratar Evo Morales (Presidente da Bolivia) como um marginal a quem recusaram autorização para aterrar em seus territórios para reabastecimento de seu avião vindo de Moscovo, havendo a suspeição de que Edward Snowden se encontrava lá dentro, sendo errada essa informação que despoletou uma complexa situação.

Perante isto, crescem as manifestações de ódio contra os 4 paises que colocaram em risco a vida de Evo Morales e sua comitiva dentro do avião que foi desviado para Viena  onde foi reabastecido e abusivamente revistado, verificando-se que eram falsas as informações sobre a ‘fuga’ de Snowden para a Bolivia.

Enfim, começa a aumentar o mal-estar entre Povos da Europa, Estados Unidos e América Latina onde existem tantos portugueses que são afectados por esta lamentável situação em que já se queima a bandeira portuguesa e cresce o sentimento de ódio por esta nossa Nação. Tudo isto seria evitado a tempo com um pedido de desculpa que não foi feito e não se sabe agora como vai terminar todo este caso que merece por parte do nosso governo uma melhor atenção.

Rui M. Palmela  


1 comentário:

  1. Olá Rui querido!! :)

    Pois é, concordo contigo nesta tua observação.
    As pessoas estão tão cegas, que não conseguem mais distinguir o ''bandido'' do ''mocinho'', sabe...

    Vejo pessoas dando razão aos Estados Unidos, e chamando Edward Snowden de ''traidor'', quando na verdade, sabemos muito bem que é o contrário: ele sim, foi muito corajoso mesmo expondo-se assim e colocando a própria vida em risco, enquanto que os USA, com um ego do tamanho do planeta e achando-se ''donos do mundo'', sempre estão dispostos a fazer o que ''for preciso'' para tirar do caminho deles quem quer que seja, que julguem ameaçar ''seus ideais'' e imperialismo, nem que para isso, tenham de ferir os direitos humanos, transformar em ''bandido'' quem eles quiserem e ''riscar do mapa'', quem eles desejarem também.

    E isso, sem contar que não compreenderam que, estamos todos sendo espionados, todos nós tivemos nossos direitos e privacidade invadidos pelos USA... pois é... e que baita decepção com o Obama né Rui?!!

    Quanto aos países da Europa (incluindo Portugal), erraram e brutalmente, ao rejeitarem o avião do Morales em solo europeu. Até porque a própria Europa, não gostou nada de saber da espionagem por parte dos USA. Assim não fez sentido tal atitude, que só serviu infelizmente, para estremecer ainda mais as relações ''já nada diplomáticas'' entre vários países.
    Temo que a consequência disso, ainda vai se ampliar e agravar, mas torço mesmo para que Edward Snowden, consiga logo asilo permanente em um país que o acolha, e não o transforme em bode expiatório, de mais escândalos que com certeza ainda veremos surgir neste cenário mundial.

    Paz no mundo, Paz no coração dos Homens, .. mas muito discernimento, sabedoria, equilíbrio e fortaleza, para que despertemos, e façamos a parte que nos cabe, nesta mudança planetária que clamaaaaaaa por acontecer...

    Beijos em seu coração meu querido e estimado amigo de além mar... :)

    Lucy ;) _/\_ \o/\o/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails