quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CANCRO JÁ É A 1ª CAUSA DE MORTE EM PORTUGAL

 
 
Lembro-me de um estudo feito há muitos anos por um grupo de médicos da Universidade de Coimbra que previam um aumento das doenças oncológicas de tal modo que por cada 10 portugueses, quatro ou cinco morreriam de cancro. Parece que não se enganaram, pois a temivel doença está fazendo grande número de vítimas e tornou-se a 1ª causa de morte no país com mais de 30.000 óbitos anuais, destacando-se o cancro da mama, no útero e cólon.
 
As causas são mais do que evidentes pelos maus hábitos de vida das pessoas em especial os de ordem alimentar que degeneraram nas últimas décadas. Do mesmo modo adquiriram-se vícios perniciosos que passaram a fazer parte do dia a dia consumindo-se produtos de todo o género impingidos pela publicidade enganosa e agressiva que antes não havia. As doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, associadas a toda esta questão, estão agora sendo ultrapassadas pelas doenças oncológicas que têm aumentado por alguma razão.
 
Por isso, o melhor conselho que deixo neste meu artigo é o mesmo que dá a O.M.S. que insiste no regresso à "Dieta Mediterrânica" e se deixe de consumir tanta carne e derivados (enchidos, presuntos, alheiras, etc.) entre outras coisas como gelados, doçarias, bebidas alcoólicas, gaseificadas e açucaradas, eliminando-se o tabaco e outras drogas que matam lentamente. Pouco adiantam corridas na luta contra o cancro e investimento de milhões na sua investigação se não se levar isto em atenção!
 
Na verdade o governo devia apostar mais na prevenção desta e outras doenças com programas de esclarecimento ou de educação sobre Saude e Nutrição que faria o povo tornar-se mais saudável e inteligente mas infelizmente isso não acontece e Portugal está ficando um país cheio de gente doente que falece prematuramente.
 
Fica aqui mais esta questão, com a habitual pausa para reflexão!
 
Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails