quarta-feira, 30 de abril de 2008

A CULTURA DAS NOVELAS

ELA PREFERE OS DOIS...


Há telenovelas demais nos 3 canais principais, sendo a TVI a que mais se orgulha de liderar os da concorrência (SIC e RTP), onde a incultura ou analfabetismo do povo português acaba por ser a causa de tanto ‘êxito’ destes programas que se tornaram uma praga na televisão.

Na verdade, quanto mais se agrava a crise económica ou social no país, com milhares de familias portuguesas a viver com sérias dificuldades devido ao Desemprego, ao aumento do custo de vida, ás pensões de reforma e miséria, etc., etc., muitos são os programas de televisão que conseguem um “cher” elevado de tanta gente que prefere ver telenovelas e futebol, acomodando-se à situação, que até parecem coisas do governo para desviar atenções da sua má governação.

A Cultura e o Conhecimento é algo que os canais principais pouco promovem (excepto a RTP 2) porque não desperta grande interesse nas populações que acabam consumindo todos os dias “Morangos com Açucar", ou ficar pelos “Fascínios” com “A Outra” no “Desejo Proibido” com os “Sete Pecados” mortais numa “Prova de Amor” ou "Deixa-me Amar" numa "Vila Faia" (2ª dose) e assim por diante, remetendo para horas tardias os programas de maior interesse que certa camada de pessoas gostaria de ver e acaba desistindo porque têm de se deitar.

No seu discurso ao país, nas comemorações solenes do “25 de Abril de 1974”, o sr. Presidente da República manifestou sua grande preocupação pela ignorância verificada na juventude que nada sabe sobre a “Revolução dos Cravos” e o Dia da Liberdade depois de 40 anos de ditadura ou opressão. E mais verificou o grande desinteresse pela Política (aqui não se perde nada) ou pela leitura, pois os jovens passam a maior parte do tempo jogando nos computadores e os adultos ficando horas frente aos televisores.

É este o panorama nacional onde as telenovelas são demais mas não deixam de ser vistas (de manhã à noite) por milhões de telespectadores que não as dispensam ou pouco têm para escolher visto que chegam a estar os 3 canais principais (RTP, SIC e TVI) a emitir no mesmo horário estes programas ficcionais, onde o que conta é o "cher" (nível de audiências) e não a qualidade da televisão.

Entretanto, os problemas da saúde, da educação, da justiça, da insegurança, da sinistralidade, a criminalidade, etc., fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas que se preocupam talvez mais com o desfecho da telenovela preferida, ou com os pontos do seu clube de futebol, do que com o estado da Nação e sua desorientação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

2 comentários:

  1. A-P-L-A-U-S-O-S...és um áz a expores a tua reflexão...
    Estou muito preocupada com o desfecho de tudo isto. Não por mim, que vou declinando no horizonte da idade, mas pelos mais novos...

    O que será e onde chegará toda esta novela mundial, sim isto vai ser o caos. A fome a adentrar tudo,
    um povo de miséria sem "ninguém" senhores governantes, para porem olhos nestes filhos do mundo. Quer queiram, quer não, são filhos da verdade e do amor... Oremos por eles, que é orar por nós, pelos nossos filhos, que parece não terem um futuro nada permissor.

    Não venham dizer que Deus dá o castigo, pois o homem é o culpado desta insegurança e desrespeito
    para com o Planeta, colhendo o que semeia.

    Os seres da natureza, estão em extinção, por culpa do homem,
    pela má gestão e sua ganância e ambição e desrespeito pela vida.

    Fico triste! Aonde esta humanidade vai parar por culpa dos que a gerem, cheios de ignorância, pensando que o mundo é deles.

    Como podemos viver no Paraíso, enquanto o homem assim pensar...

    Suzette Duarte

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, pelos aplausos, amiga Suzete, se bem que eu não os procure e me torne imune à censura ou à lisonja nesta minha missão de agitar as consciências e despertar mentalidades por um Mundo melhor, com mais verdade e mais amor.

    Fico grato pela tua participação neste meu Blog.

    Um abraço do coração

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails