quarta-feira, 4 de junho de 2008

A CIVILIZAÇÃO EM CRISE



Esta Civilização, como outras já caidas, está no fim. As crises se agudizam a nível mundial, sendo os problemas económicos e de ordem social que mais se multiplicam no século actual, estando incluidos os de ordem moral e espiritual.

O Planeta também já está dando sinais de grande perturbação pelas loucuras e agressões sistemáticas que o homem tem feito nas últimas décadas, mais do que em milhares de anos de evolução. A exploração desenfreada aos recursos naturais da Terra, sem respeito pela Natureza e pelos seres da Criação, está a reflectir-se por todo o lado de forma imprevisível, por vezes apocalíptica, mostrando os ‘sinais’ dos tempos há muito profetizados que merecem de todos nós uma séria preocupação.

A extracção de petróleo das entranhas da Terra durante décadas a fio, sem se pensar nas consequências que isso acarreta, já originou gigantescas bolsas subterrâneas onde antes havia crude que ocupava esses espaços por alguma razão, podendo agora reflectir-se na superfície violentos sismos em qualquer parte do mundo por aluimentos internos ou mesmo no fundo dos oceanos onde está sendo extraido, podendo abrir-se fissuras no manto terrestre que podem originar remoinhos terríveis até preencher as ‘bolsas’ vazias no subsolo. Será que os cientistas nunca pensaram nisto? Ou a ganância dos homens os cegou de tal modo que já nada mais enxergam para além dos seus próprios umbigos?

Entretanto o ‘monstro’ do Capital sabe que está chegando ao fim mas tenta ainda manter sua força e poder, até ao dia em que a força dos Acontecimentos darão origem a uma outra forma de Sociedade que surjirá das ‘cinzas’ desta que vai atravessar dias de grande atribulação, ficando uma parte sobrevivente (pela qualidade, não quantidade) que continuará a existir na Terra após esta sofrer uma grande transformação. Creio que a nova Humanidade não seguirá mais os mesmos erros e consumismos do tempo presente e cultivará a paz, a justiça, a igualdade, a irmandade, a unidade, onde não haverá mais a classe de ricos e pobres, muito menos dominarão os loucos e poderosos da Actualidade.

Em face do que se passa no Mundo de hoje, creio que o homem chegou ao limite com esta forma de Civilização, e seguramente terminará no meio de graves crises e catástrofes naturais, para nada servindo o dinheiro e sim apenas um esforço de vontade comum na mesma luta pela sobrevivência, onde se evite o pior do que se aproxima se houver ainda alguma inteligência. Penso, porém, que não será fácil conseguir unir ou mentalizar milhões de pessoas que se agitarão e muitos até se mobilizarão contra os ‘responsáveis’ de toda esta situação. A verdade é que todos clamarão por direitos e certo é o ditado: “Casa (ou mundo) onde não há pão, todos ralham (ou discutem, roubam, lutam, matam) e ninguém tem razão”...

A Esperança, porém, é a última coisa a morrer (como se diz) estando certos que virão dias difíceis de muitas dificuldades, devendo todos estar preparados e acreditar no amanhã que trará outras e novas realidades.

Fica aqui mais esta dissertação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Esta civiliação mestá em crise profunda porque o capitalismo se introduziu no espirito dos humanos. O que é então este regime politico financeiro ?
    È uma ideologia que se transpôs para a mentalidad e de 90% das pessoas e que faz parte da estrutura abstracta do ego:Esta estrutura como plano de fundo para as nossas ideias e acções decidem cerca de 70% de todos os nossos actos. Assim pensamos e nos preocupamos com o sgastos, o consumismo, o salario, a aquisição de bens superfluos com base neste cenário mental estrutural.

    Esta estrutura é abstracta e controla a vida humana no seu nivel cons e sub consciente. Cria possessão, imoralidades multiplas porque as pessoas estão plenamente convencidas de que oi dinheiro é essencial pra a vida. MAs não é! Essencial são os bens de que necessitamos e uma organização humana de modo a termos esses bens em quantidade suficientes para não nos preocuparmos mais com eles.
    Cerca de 95% de todas as coisas más acontecem aos homens por culpa desta mentalidade!
    Uma consequencia nefasta surge daqui; se não possuírmos aquilo ( dinheiro) que pensamos ser essencial para a vida e a felicidade, bem estar etc.... podemos destruir a nossa vida e a vida dos demais....

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails