sábado, 9 de outubro de 2010

OSKAR SCHINDLER - VALE A PENA RECORDAR


Oskar Schindler foi um homem célebre pela sua audácia e coragem de ter salvo mais de 1.200 judeus do Holocausto, tal como Irena Sendler falecida no dia 12 de Maio de 2008, com 98 anos de idade, conhecida também pela sua bravura de ter salvo mais de 2.500 crianças no gueto de Varsóvia, não esquecendo também Nicholas Winton que resgatou 669 crianças dos campos de concentração nazi na antiga Tchecoslováquia.

Também Aristides de Sousa Mendes (o “Schindler portugês”) e o brasileiro Luis Martins Souza Dantas, ambos diplomatas em França no tempo da 2ª Guerra Mundial, salvaram dezenas de milhares de judeus perseguidos pelos Nazis ao conceder vistos de suas Embaixadas para seus paises.

Todos merecem ser recordados, em especial Oskar Schindler que era um rico empresário alemão que chegou a fazer parte do Exército Nazi e aproveitou esse facto para proteger muitos judeus colocados em suas fábricas. Morreu pobre num hospital em Hildesheim no dia 9 de outubro de 1974, com 66 anos de idade. Foi enterrado no cemitério cristão no Monte Sião em Jerusalém com honras de herói e é visitado ainda hoje por muitos judeus que foram salvos por ele e lhe prestam homenagem todos os anos.

A sua história foi contada num livro por Thomas Keneally e, posteriormente filmado por Steven Spielberg em “A Lista de Schindler” ,considerado pela crítica uma “obra-prima”, apontado entre os dez melhores filmes da história de Hollywood, vencedor de um Óscar em 1994. O ponto alto do filme mostra Schindler tentando salvar o máximo de seus empregados judeus e suas familias, usando para isso toda a sua fortuna. 

''Aquele que salva uma pessoa, salva o mundo inteiro'', foi a frase usada na campanha do filme. Ela não deixa de ser verdade, tendo em vista o número de pessoas que estão hoje vivas entre sobreviventes e seus descendentes, graças à lista do industrial alemão.

Pessoalmente já vi o filme e chorei, fazendo aqui hoje este artigo em sua memória que mereceria até o título de “Um anjo na Terra” que vale a pena recordar...

Rui Palmela

11 comentários:

  1. Querido irmäo Rui, quero parabenizar-te por esta bela e merecida homenagem a 'Oskar Schindler' e, com a tua permissäo, deixar aqui registrada a minha manifestaçäo a respeito deste verdadeiro "Anjo na Terra", cuja mençäo você täo bem extendeu aos nossos queridos compatriotas 'Aristides de Sousa Mendes' e 'Luis Martins Souza Dantas'.

    Graças ao nosso Amado Deus e à Universalidade de Seus Propósitos, Seu Amor muitas vezes tem sido imensamente ampliado dentro de nobres Coraçöes... E irradiados a tal ponto de fecunda Fraternidade, que estes "Anjos", simplesmente, compreendem e deixam o exemplo próprio de que toda riqueza material pode e deve ser utilizada para a construçäo de um Mundo infinitamente mais justo, homogêneo e feliz!

    É mesmo com imensa alegria e Fé, que devemos crer, profundamente, em que a realizaçäo do 'Plano Divino' destinado ao planeta Terra e à humanidade encontra-se bastante próximo!

    Necessitamos nos reunir como Sustentadores desta 'Energia de Amor', participando na aceleraçäo e precipitaçäo da benevolente Áura de intensa 'Luz' que envolverá a Terra, sendo entäo irradiada, conjuntamente, a partir do Coraçäo Agradecido de Gaia... e de todas aquelas Felizes Almas que finalmente herdaräo a Terra, para que aqui um dia igualmente realizem sua Ascensäo aos Reinos Superiores da Existência.

    Um fraterno abraço a todos!

    ResponderEliminar
  2. Apenas como complementaçäo ao comentário anterior... Os Mestres Ascensionados têm constantemente solicitado uma açäo efetiva, por parte de todos os seres despertos, para a aceleraçäo e alinhamento do Plano Divino... e principalmente através do Poder Divino de que se revestem as seguintes palavras: "Apesar do aparente caos que se verifica na face externa da manifestaçäo, é dever de todo 'Estudante da Luz' visualizar o planeta já ascendido à 4ª dimensäo e povoado por uma humanidade perfeitamente fraterna e feliz... totalmente integrada à Divina Essência 'AYAM' em cada Coraçäo!"

    Assim, quanto maior a quantidade de pessoas que se assomem a este propósito, colaborando e integrando esta sintonia, mais intensa será a mobilizaçäo da 'Energia Criadora'... e portanto mais rápida a realizaçäo da Nova Era do Amor, da Abundância e da Paz!

    Lembremo-nos sempre de que fomos criados à imagem e semelhança do Criador... e portanto habilitados a moldar o mundo de acordo com a qualidade das matrizes energéticas que, a todo momento, colocamos em açäo através da produçäo contínua e conjunta de uma gama de pensamentos e sentimentos, por todas as partes! Ou seja, estamos a todo momento "criando", mesmo que a maioria dos seres humanos ainda näo tenha se dado conta disto!

    Cabe entäo a nós, seres já despertos e conscientes, a responsabilidade e decisäo sobre o tipo de mundo que queremos fazer emergir... E oxalá que a partir da Substância Amor que, a todo momento, busca irradiar-Se de nossos Sacrosantos Coraçöes! Obrigado pela oportunidade e por este fecundo espaço da Luz, amigo Rui! Um fraterno abraço, a todos os queridos irmäos e irmäs na Luz!

    ResponderEliminar
  3. Querido amigo e irmão Ricardo,

    É sempre um prazer e uma dávida ler teus escritos, não só aqui em teus comentários no meu Blog como no que escreves em teu livro maravilhoso que estou a ler "A ALQUIMIA DE UM PLANETA" onde teu pensamento está em sintonia com tudo o que penso e creio para a realização e concretização de um Mundo Novo como se já vivessemos nele numa "4ª Dimensão".

    Efectivamente é como dizes, apesar do aparente caos deste Mundo onde vivemos "estamos a todo momento 'criando', mesmo que a maioria dos seres humanos ainda näo tenha se dado conta disto"...

    Temos sim a tarefa de fazer passar essa Mensagem de Luz e Verdade que deve transformar toda a Humanidade.

    E nisso reconheço teu papel em tudo o que fazes, tal como tento fazer o meu o melhor possivel e todos os nossos Amigos, irmãos e irmãs já despertos nesta vida.

    Grato pela tua presença neste espaço virtual que na verdade procura ser um bom contributo para algo novo bem real.

    Recebe meu abraço de coração, saudoso e fraternal aqui de Portugal

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  4. Prezado Rui

    Independente de outros artigos interessantes e que instigam a reflexão, quero agradecer pelo envio dessa sua pequena lembrança deste e dos demais homens de bem que tiveram coragem de buscar as formas possíveis de agir - correndo o risco de suas próprias vidas. Um artigo simples, objetivo e convincente. Da minha parte, vou cuidar que o próximo dia 9 e os outros tantos momentos que terie chance até passar mais um ano - vou cuidar de evocar o seu exemplo de valor didático diante de tantos que buscam um pretexto para a acomodação e a omissão...

    saudações

    jt

    ResponderEliminar
  5. Pois, Rui, esse senhor terá algum mérito, e o filme também me emocionou, no entanto, todas estas homenagens me fazem sentir o quanto temos sido injustos para com Aristides de Sousa Mendes, porque esse sim, salvou DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS DO HOLOCAUSTO, ao não aceitar as ordens de Salazar e pelo que pagou caro, morrendo na pobreza inclusivamente.
    O Shindler, o que perdeu?! E salvou 1200. E ganhou muito dinheiro, com a mão de obra judia.
    O shindler é que deveria ser conhecido como o "Aristides de Sousa Mendes".

    Para quem tiver dúvidas, veja aqui:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga Fernanda,

    Penso que não tenhas lido com atenção o artigo todo, pois no 2º parágrafo eu falo também de Aristides de Sousa Mendes e de Luiz Martins Sousa Dantas que efectivamente ajudaram a salvar dezenas de milhares de judeus conferindo vistos das embaixadas portugesa e brasileira em França onde se encontravam representados durante a 2ª Guerra Mundial.

    Bem hajam todos, cada um de seu modo, por terem livrado dos campos de concentração nazi e da morte das câmamras de gás e dos fornos crematórios milhares de judeus que eram o povo alvo do Holocausto e penso que também tenham feito o mesmo pelos ciganos, negros e homossexuais que tinham o mesmo destino...

    Enfim, minha querida amiga, apenas me lembrei da data (9-Outubro) em que Oscar Schindler faleceu e pensei fazer uma justa homenagem em sua memória, por ter visto o filme que me sensibilizou bastante e aproveitei também para lembrar outros nomes. Só isso!

    Por fim, se é verdade que Aristides salvou muito mais judeus do que Schindler, talvez a história de ambos seja muito diferente e apenas coincidem numa coisa: ambos morreram pobres, tendo gasto sua fortuna pessoal a salvar pessoas.

    Obrigado pela participação e aparece sempre, amiga Fernanda.

    Um grande abraço

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  7. Realmente, por lapso, saltei aquele parágrafo, talvez por já estar a "conjecturar" mentalmente a minha defesa em prol do Aristides de Sousa Mendes, no entanto, continuo a afirmar, que este último foi realmente um herói e tem sido tão esquecido!

    Porém, concordo com essa frase " quem salva uma vida, salva o mundo" pois se essa única vida fosse de alguém que me é querido, para mim teria esse valor.

    Um abraço, Rui.

    ResponderEliminar
  8. Oskar Schindler foi o melhor negociador que já ouvi falar!

    ResponderEliminar
  9. Prezado Rui, bom dia!!

    Infelizmente a foto do homem que aparece ao lado do túmulo de Schindler não é dele. Mas sim de HERMAN GÖRING, segundo homem mais poderoso do Terceiro Reich (abaixo somente do próprio Hitler) e um dos maiores criminosos de guerra da História...

    Fabricio B. Brum (Santa Maria -RS, Brasil)

    ResponderEliminar
  10. Tem razão, amigo Fabricio Brun, grato pelo reparo. Já corrigi a foto.

    Crodeais Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  11. DEUS TEM SEUS INSTRUMENTOS AQUI NA TERRA. DEUS ABENÇOE A TODOS E NOS ENCHA DO SEUS AMOR PARA QUE AINDA HOJE POSSAMOS SALVAL MUITAS PESSOAS QUE ESTAO SOFRENDO.
    ABRAÇOS.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails