segunda-feira, 13 de abril de 2009

A CHOCOLATOMANIA OU CHOCOLATRIA


Hoje faço aqui um certo reparo ou chamada de atenção para alguma campanha que está havendo ultimamente sobre os supostos ‘benefícios’ do chocolate, promovendo-se o seu consumo, convencendo as pessoas que podem evitar doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, colesterol elevado e outras, tão somente tenham o hábito de consumir chocolate (de preferência o negro) com maior percentagem de cacau.

Começaria por referir uma certa tabela de alimentos, incluida no livro de Max Heindel (o Conceito Rosacruz do Cosmos) onde se refere a importância duma alimentação sã para a saúde do corpo e da mente humana, desaconselhando-se os alimentos com maior grau de ‘cinzas’, sendo o cacau em pó o mais elevado de todos e por isso o mais pernicioso ou ‘perigoso’ contendo 3 vezes mais cinzas do que a maioria dos alimentos e dez vezes mais do que muitos deles, considerando também as suas calorias.

Assim, o chocolate além de ser um alimento poderoso é também o mais nocivo sob este ponto de vista, pois é uma pasta de cacau que endurece o sistema orgânico mais rapidamente do que qualquer outra substância.

Naturalmente toda a gente gosta deste produto saboroso ou delicioso, em especial as crianças que mais o consomem de várias formas (contribuindo para a sua obesidade) e tantos adultos se viciam (principalmente as mulheres) que se ‘derretem’ por chocolate, entre gelados, semi-frios, etc., sem saber que estão criando condições para graves problemas de saúde, inclusive o temível cancro da mama, cólon, intestinos, (entre outras coisas), devido ao grande consumo de produtos que antigamente só se consumiam em “dias de festa” e agora há festa todos os dias em muitas casas e nas pastelarias. Esta é a verdade!

De resto, há mesmo um anúncio televisivo duma determinada marca de chocolate que subsitui o lanche duma criança por uma ou duas barras do seu produto e é duma irresponsabilidade enorme deixar passar esta ideia de publicidade enganosa numa altura em que tanto se fala na necessidade de combater a obesidade infantil.

Por outro lado, a promoção de produtos alimentares com supostos benefícios para a saúde, sem qualquer comprovação médica ou cientifica, devia simplesmente ser impedida em vez de se autorizar tanta publicidade de coisas que a seu tempo acabarão sempre por causar imensos danos na saude da população.

Não me admira, por isso, que qualquer dia apareça uma nova publicidade ao Tabaco, apontando-lhe alguns benefícios, tal como já acontece em relação ao vinho, à cerveja, agora ao chocolate, etc. Afinal, se houver ‘moderação’ no consumo, pode-se fumar à vontade...

Enfim, penso é que se está a brincar com a saúde em Portugal, onde existe cada vez mais problemas de AVC’s, Diabetes, Cancro, Obesidade... e nisto não acredito que o chocolate possa ter alguns ‘benefícios’ evitando o surgimento de doenças que estão relacionadas na sua maior parte com erros e maus hábitos alimentares.

Por isso, devia haver maior controle na publicidade enganosa e mais esclarecimento nos órgãos de comunicação sobre saúde e nutrição, para que o povo deste país seja mais saudável e não se gaste tanto dinheiro a reparar aquilo que se podia fazer muito melhor numa politica de prevenção.

Ou haverá mais interesse no lucro com a doença?

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

1 comentário:

  1. Pedro Ivan14 abril, 2009

    Está tudo dito, mais uma vez, sim senhor Rui! estas mais uma vez de parabéns, infelizmente como na humanidade lidera o consumismo, e os interesses económicos falam sempre mais alto já é de se esperar tudo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails