sábado, 6 de novembro de 2010

A POBREZA DE UNS É A RIQUEZA DE OUTROS




A realidade no meu país hoje é esta: muitas escolas estão abrindo ao fim de semana para matar a fome a muitos alunos que nada têm para comer em casa e até levam seus irmãos mais pequenos para comerem também.

Muitas familias estão passando mal em Portugal, havendo também muita gente fazendo fila às portas dos Centros de Emprego onde passam a noite (ao relento) para serem os primeiros a serem atendidos quando abrem pela manhã.

Há mesmo muitos portugueses desempregados comendo somente uma vez por dia e é cada vez maior o número de pessoas recorrendo ao Banco Alimentar ou Instituições de solidariedade social para matar a fome em Portugal.

Entretanto o governo vai cortando ainda mais nos subsídios de desemprego, nos Abonos de Familia, congelando salários e pensões baixas , etc., mas permitindo um autêntico ‘regabofe’ de fortunas que se fazem à conta da 'Crise' onde não se corta nada dos lucros fabulosos da Banca e Empresas Públicas que distribuem seus dividendos de milhões de euros pelos accionistas que pouco se importam com o grave problema social da fome, da miséria e da pobreza que vai aumentando em Portugal.

Também não corta muito no despesismo dos seus Ministérios, nem da Assembleia da República, onde centenas de Deputados (da Esquerda à Direita) são bem pagos pelo Estado, por todos nós, que os vemos degladiarem-se uns aos outros numa luta pelo poder onde se instalam e enriquecem em poucos anos, gozando de mordomias e privilégios que não querem perder. Na verdade “se não há pão, não devia haver circo também”, como já diz alguém.

Falta efectivamente uma verdadeira Consciência Nacional e uma responsabilização dos governantes que continuam enganando o Povo por altura das Eleições fazendo promessas que nunca se cumprem e ficam impunes pelas suas incompetências ou atribuições. Nisso concordo com a nova ideia do lider do maior partido da Oposição que exige que os politicos futuramente respondam pelos seus erros não só politicamente, mas civil e criminalmente, pois doutro modo nunca haverá uma responsabilidade dos que (des)governam e saiem deixando o país endividado, se afundando, sem prestar contas a ninguém. Basta darem o ‘salto’ e pronto, muitas vezes até arranjando melhores ‘tachos’ onde engordam seus salários (como foi o caso de Durão Barroso e António Guterres) enquanto deixam na miséria milhares de familias portuguesas que confiaram neles.

Está na hora pois de moralizar toda esta situação, e o actual 1º Ministro de Portugal devia ser já o primeiro a ser julgado e responsabilizado para servir de exemplo aos que querem chegar aos altos cargos da Nação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela

5 comentários:

  1. A propósito de Pobreza em Portugal, vejam isso aqui:

    VIV'Ó REGABOFE

    Mau grado o voto de pobreza a que a Ordem Franciscana obriga, Frei Vítor Melícias, recebe uma modesta reforma de € 7450!!!!! Será que a entrega direitinha à Ordem Franciscana e a distribui pelos mais necessitados???? De certeza que sim...(mesmo que o tivesse feito, o dinheiro do Estado não é para financiar instituições confessionais!)

    Padre Melícias com pensão de 7450 euros

    O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de 104 301 euros.

    Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.

    Vítor Melícias entregou a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional em 2 de Fevereiro de 2009, mais de um ano após a instituição presidida por Rui Moura Ramos ter clarificado a interpretação da lei que controla a riqueza dos titulares de cargos políticos.

    A 15 de Janeiro de 2008, o Tribunal Constitucional deixou claro que, ao abrigo da lei 25/95, 'de entre os membros que compõem o CES, se encontram vinculados ao referido dever [de entrega da declaração de rendimentos] aqueles que integrem o Conselho Coordenador e a Comissão Permanente de Concertação Social, bem como o secretário-geral'.

    Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote.

    Melícias frisa que exerceu funções com 'remuneração acima da média, que corresponde a uma responsabilidade acima de director-geral', no Montepio Geral, na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos.


    E eu a julgar que esta gente praticava o "espírito de missão" e o "trabalho de voluntariado"???!!!
    Razão tinha o S. Pedro quando um dia espreitando cá para baixo, viu um avião de luxo, todo branco com o Papa lá dentro e exclamou: vejam só como o negócio evoluiu, começou com um burro...

    ResponderEliminar
  2. Esse pseudo fransciscano Victor Malicias, não faz jus ao grande Francisco de Assis que sendo filho de gente abastada no seu tempo renunciou aos bens materiais e fortuna familiar para se dedicar a uma vida simples de autêntica "pobreza franciscana" que durante séculos muitos homens seguiram como exemplo. Não vejo no padre 'Malicias' esse exemplo franciscano, não só pelo que aufere de rendimentos escandalosos contrastando com a pobreza à sua volta, mas sobretudo por ser um grande aficionado das Touradas, contrariando a doutrina de S. Francisco e seu amor pelos animais a quem tratou por irmãos.

    ResponderEliminar
  3. os portugueses não têm consciência social e politica, e na sua MAIORIA, não sabem das injustiças sociais em Portugal, não importa para eles, e mesmo quando lhes vão aos bolsos, mesmo assim, ficam mansos e continuam a votar no PSD ou no PS. é este povo que temos! analfabetos, iguais aos portugueses da 1ª republica,com 1 diferença estes de agora têm telemóvel e Internet.

    ResponderEliminar
  4. Tem toda a razão, caro "Zezinho", infelizmente grande parte ou a maioria dos portugueses tem memória curta ou pouca noção do que se passa em Portugal e votam sempre nos mesmos politicos que fazem deste país um oásis para si e seus amigos "boys" pouco se importando com as injustiças e desigualdades sociais que o povo reclama mas fica quieto com o "pão e Circo" (espectáctulo e entretenimento) que lhe é dado, tal como César fazia para controlar gentes e multidões no seu tempo.

    Veja que mais de metade dos telejornais se fala de Futebol e durante o dia horas e horas de telenovelas ocupam em simultâneo pelo menos 3 canais de televisão (RTP 1, SIC e TVI).

    Enfim, num país assim não é de estranhar que os profissionais da Politica tenham tanto êxito e continuem fazendo do Povo bobo, sem ter problemas ou oposição. Mas creio que está chegando o tempo de acabar com todo o 'regabofe' nesta "República de Bananas" e haver mais Ordem e Responsabilização por parte daqueles que governam a Nação. Nisso concordo com Passos Coelho ao falar na necessidade de se julgar e ciondenar civil e criminalmente aqueles que enganam, mentem, fazem falsas promessas para chegar ao Poder e depois enchem seus bolsos e de seus amigos e deixam o país cheio de 'buracos' e 'derrapagens' no Orçamento e envividado com o exterior.

    A bem da Nação é preciso mais RESPONSABILIZAÇÃO.

    Pausa para reflexão!

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  5. Bom saber que a nossa mãe também tem problemas , o que fizestes com o dinheiro roubado do meu país , Brasil ?

    Onde estas todo diamante, borracha, madeira, açúcar, retirado durante séculos do Brasil ?

    Brasil, entregues hoje a corrupção politica, onde os pobres continuam pobres , já que são estupidos demais pra enriquecerem , os ricos mais ricos , e a classe media sustentando todos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails