quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A CRISE E O DESEMPREGO EM PORTUGAL



Em Portugal vive-se uma situação aflitiva de centenas de milhares de desempregados e uma recessão económica já anunciada para 2011 reconhecida pelo governo socialista que se sente incapaz para resolver um problema originado pelas suas políticas contrárias ao desenvolvimento do país e bem estar de seu povo.

Vinte anos depois de uma “geração rasca” que marcou uma época de uma juventude sem rumo, assiste-se agora a uma geração à rasca de gente buscando emprego sem encontrá-lo, e para nada servem também os diplomas de milhares de jovens que continuam sendo sustentados pelos próprios pais que se sacrificaram a vida inteira para lhes dar estudos e uma formação académica na perspectiva de uma vida melhor num país onde abundam agora tantos doutores que já se contentam com um emprego qualquer para ganhar alguns euros.

Enquanto isso, milhares de familias sofrem o reflexo duma “dívida soberana” engendrada por um governo socialista que não controla mais o país que vai perdendo a soberania nacional endividado até ao tutano com o estrangeiro, em que cada bébé que nasce já tem uma dívida de milhares de euros (talvez seja por isso que agora é obrigatório terem o número de contribuinte)  e uma taxa de Desemprego de 11,1%, (mais de 619.000 desempregados com tendências a aumentar) não se vislumbrando uma saida ou uma “luz ao fundo do túnel” nos anos próximos.

Mas é claro que os ricos e poderosos nada sentem desta 'Crise' e até vão obtendo grandes lucros com ela, sem impostos, e os Deputados da Assembleia da República e os Ministros dos Governos também não têm esse problema porque vão garantindo seu futuro e não do povo a quem prometem melhores dias. Eles sabem gerir sempre a seu favor os 'cortes' do Orçamento porque se entendem perfeitamente, como no caso das verbas distribuidas em época de Eleições que são milhões gastos inultimente saidos do bolso dos cidadãos que não concordam com a situação mas são forçados a aceitá-la sustentando os vários partidos dentro da Nação.

A verdade é que o povo tudo consente e tudo permite e já nem reage e vai discutindo politica ou futebol como forma de passar o tempo e se alegra quando seu clube ganha a taça dos campeões ou seu partido ganha a maioria nas eleições...

E assim vai Portugal até que apareça um ‘salvador da Pátria’ que ponha termo a este estado de coisas duma “República” integrada na zona euro onde perde sua identidade e sustentabilidade, tendo destruido todo o aparelho produtivo (Industria, Agricultura e Pescas) seguindo os ditames duma Europa desunida comandada pelos interesses económicos dos paises mais ricos que pouco se importam com as dificuldades dos seus membros mais pobres. Esta é a verdade!

Direi mesmo que estamos à beira do fim duma Sociedade Capitalista que vai agonizando e pedindo mais sacrificios aos seus cidadãos que estão fartos de pagar as crises da ganância e da ambição, havendo cada vez mais injustiça e desigualdade social, estando os ricos estão mais ricos e os pobres mais pobres como se verifica em Portugal.

Fica aqui mais esta minha dissertação.

Pausa para reflexão

Rui Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails