quinta-feira, 26 de maio de 2011

A VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS



O país assistiu recentemente ás imagens chocantes de um video que já foi retirado da Internet de uma jovem de 13 anos a ser agredida brutalmente por outras duas, de 15 e 16 anos de idade, com tamanha violência que quase a mataram a pontapé, enquanto outros assistiam e se divertiam filmando a cena com telemóveis sem intervir e ainda incentivavam mais a situação.

Este espectáculo triste de brutalidade a que todos assistimos nos órgãos de comunicação social, mereceu vários comentários de especialistas que foram unânimes em apontar soluções preventivas e não se deixar passar em branco mais um caso entre tantos outros que acontecem diariamente nas escolas que merecem toda a nossa condenação, pois não é esta a Sociedade que desejamos construir para nossos filhos.

Por outro lado, não se compreende o nível a que chegou a Educação (ou falta dela) num país onde se fizeram tantas reformas mas está perdendo valores e princípios fundamentais que muitos jovens já não têm consciência deles nem tão pouco seus próprios pais. De resto, os exemplos da própria classe política também não são os melhores pois a cultura da violência das palavras vem de cima e está instalada no país onde todos se agridem uns aos outros (verbal e fisicamente) jovens e adultos, todos competindo entre si violentamente. 

Pessoalmente creio que tudo isto está associado não só a uma errada forma de Educação como também a um modo errado de alimentação, pois além do consumo excessivo de carne e bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, os jovens (e adultos) perdem raciocínio e o seu temperamento torna-se impulsivo e violento. Tal facto já se comprova cientificamente em estudos feitos sobre esta matéria que só poucos conhecem ou dão atenção. De resto, lembro as próprias palavras de Albert Einstein que já dizia no seu tempo o seguinte: «A maneira vegetariana de viver, por seu efeito puramente físico no temperamento humano, exerceria uma influência benéfica sobre toda a Humanidade»... Palavra de cientista!

Assim, levará ainda algum tempo até que a Humanidade perceba que deve mudar radicalmente muitas coisas de nossas vidas se queremos fazer um mundo melhor, com mais verdade e mais amor. E é isso que devemos ensinar verdadeiramente aos nossos jovens nas escolas onde competem uns com os outros por falta da consciência da Unidade e da Fraternidade que é ocupada pela violência do mundo que os afecta e precisa urgentemente duma grande mudança e transformação.

Pausa para reflexão!

Rui Palmela


2 comentários:

  1. Filipe Pires26 maio, 2011

    "Quanto a mim existem 2 problemas: a) a falta de valores e referencias destes jovens.
    b) acharem que estes actos não têm consequência, porque vivemos numa sociedade de impunidade em relação à violencia."

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão, caro amigo Filipe Pires, é esse o sentimento que paira no país perante tudo o que se está a passar, não só em relação à violência nas escolas como em relação à criminalidade e outras coisas de que nos devemos envergonhar.

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails