quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS 10 PIORES ALIMENTOS PARA A SAÚDE

Vivemos num tempo em que se fala tanto de Obesidade, Colesterol, Diabetes, Cancer, etc., e sobre a necessidade de voltar à “Dieta Mediterrânica” para se evitar essas doenças da Civilização que surgem pelos erros e maus hábitos de alimentação, mas cada vez mais se ingerem alimentos perigosos para a saúde que a nutricionista Michelle Schoffro Cook se deu ao trabalho de classificar pelo menos os 10 piores entre muitos outros que se conhecem. Aqui ficam:

Sorvete ou gelados



Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

Salgadinhos de milho


De acordo com a Drª Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas como hipertensão arterial pelo excesso de sal. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios no aparelho digestivo..

Pizza


A DrªMichelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas de farinha branca, altamente refinada, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue, além de elevar o nivel de colesterol pelas grandes quantidades queijo utilizado, enchidos, baicon, etc.

Batatas fritas e Salgadinhos de batata




As batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no aparelho digestivo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, entre outras, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

Cachorro-quente




Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer no pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebés. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colo-rectal.

Donuts (Rosquinhas)




Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além do câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada um.

Refrigerante



Michelle Cook conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.  Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

Refrigerantes Diet ou bebidas ‘light’



A nutricionista alerta para outros problemas dos refrigerantes Diet ou bebidas ‘ligth’ que contêm um adoçante artificial, o Aspartame, muito utilizado também em outros produtos, que de acordo com estudos e pesquisas recentes, a substância está relacionada a uma lista de várias doenças, tais como ataques de ansiedade, defeitos de nascimento, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

Os efeitos do Aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou aos Refrigerantes Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.

(Publicado pela Vida e Saúde em 08/04/2011)

4 comentários:

  1. O veneno está na quantidade!
    Estes alimentos podem ser ingeridos ocasionalmente, mas Infelizmente, para a grande maioria dos obesos é diário.

    Um abraço,Rui

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo, amiga Fernanda, "a dose é que faz o veneno", como se costuma dizer, mas o problema é consumir habitualmente aquilo que se devia fazer apenas ocasionalmente.

    E não é só por se ser obeso que se deve evitar todos esses alimentos, mas sim todas as pessoas que queiram ter melhor saúde e evitar doenças desnecessárias.

    Os jovens e crianças, os maiores consumidores desses 10 alimentos, deviam ser instruidos e informados pelos seus próprios pais e professores sobre a sua nocividade. O problema é que todos acabam descurando e pouco se importam com o resultado. "Depois logo se vê", dizem uns. "Perdoa o mal que faz para o bem que sabe, dizem outros"...

    E a publicidade enganosa faz o resto.

    Um abraço, querida amiga.

    ResponderEliminar
  3. obrigado querido rui palmela por este artigo tão informativo...!!!

    ResponderEliminar
  4. Estamos em uma sociedade dominada pelas grandes corporações. Os órgãos públicos reguladores de procedência e saúde estão se omitindo em troca de benefícios financeiros. Vejam codex alimentarium. Já estão proibindo o consumo e comercialização de produtos com aloe vera. Onde vamos parar?

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails