sábado, 12 de maio de 2012

A ASMA, A CULPA É DOS PÓLENS?




Muitos atribuem aos pólens, nesta altura do ano, o aumento dos casos de asma e as crises de falta de ar a ela associados, mas poucos sabem que este problema de saúde nas pessoas seria facilmente resolvido com a redução drástica do leite de vaca ou lacticínios nos hábitos alimentares.

Claro que os médicos não podem dizer isto abertamente sob pena de serem acusados (pelos vendedores de leite) de estarem a criar uma crise no sector agro-pecuário, mas há verdades que se devem dizer a bem da saúde pública e esta é uma delas, pois está provado que muitas crianças deixaram de ter as habituais crises de asma e falta de ar apenas e só pelo facto dos pais terem substituido o leite de vaca por leite de soja.

A explicação é que o consumo excessivo de lacticínios, que em grande parte dos seres humanos não é bem tolerado devido à lactose, pode desenvolver situações alérgicas a nivel respiratório que nesta altura do ano se agravam mais devido a maior concentração de pólens e poeiras em suspensão na atmosfera que se fixam nos mucos existentes nas cavidades nasais e na garganta, com as respetivas reacções por parte do organismo que tenta desesperadamente eliminá-los, ás vezes de forma violenta.

Portanto, a causa principal não são os pólens que existem há milhões de anos e são necessários não só para as abelhas mas para toda a flora que infelizmente tem vindo a ser destruida pelos humanos que são os únicos causadores de seus próprios males de saúde e não a Natureza. Esta é a verdade!

Mas, é claro, há sempre quem duvide disso e lance as culpas das suas alergias nas árvores, nas flores, nos pássaros ou nos animais de estimação, não procurando saber se  tem fundamento aquilo que digo aqui sem qualquer interesse que não seja o de dar meu contributo para ajudar a combater o problema da asma que tanta gente padece nesta altura do ano no meu país.

Não custa tentar...

Rui Palmela



2 comentários:

  1. eu tenho tambem constatado que o leite não veio me dar mais calcio nos ossos, pois suprimi o leite da minha alimentação e nem por isso diminuiu mais as % de calcio após esssa decisão. Melhorei o aparelho digestivo isso sim pq ficava muito indisposta apos os pequenos almoços com leite. Obrigada palmela por dares estas informações e de certo alguém aceita experimentar e ficar com certezas . obrigada . Kina

    ResponderEliminar
  2. Sim, isso também é verdade que dizes, amiga Kina. É um mito e não um facto que o leite de vaca dá mais calcio aos ossos das pessoas com problemas de Osteoporose.

    Pior ainda é adicionarem agora mais cálcio ao já existente no leite como se lê em muitas embalagens como se isso fosse um valor acrescentado. Antes pelo contrário, o excesso de cálcio acaba criando problemas diversos, desde litiase renal ou cálculos nos rins e também no figado e prisão de ventre como referes.

    O açucar é o principal responsável pela descalcificação nos ossos, pois desvia o metabolismo do cálcio. Isso começa logo desde a infância (as cáries nas crianças são a prova disso) e se agrava na fase adulta com as doçarias que as pessoas tanto consomem hoje em dia. Por isso pouco adianta consumirem cálcio ás toneladas se continuarem a comer doces ao longo da vida, sendo as mulheres as mais atingidas por serem mais consumidoras do que os homens. E logicamente se agrava na menopausa, embora não tenha propriamente a ver com isso por haver cada vez mais mulheres jovens com problemas de Osteoporose. Além do mais, se a alimentação não tiver magnésio (elemento fixador do cálcio) o mineral não se fixa no organismo. Os médicos sabem isto mas são cúmplices nas mentiras e jogos de interesses (comerciais) que nada têm a ver com a saúde pública mas sim que as pessoas continuem a ser doentes e a consumir medicamentos.

    Em resumo, minha amiga, o leite de vaca não é um bom alimento como nos querem fazer crer, mas sim responsável por inúmeras doenças no ser humano que é o único animal que continua a 'mamar' depois de adulto e ainda por cima aquilo que é destinado ás crias de outras espécies, não humanas.

    Um abraço.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails