quinta-feira, 17 de julho de 2014

CUIDADO COM O EXCESSO DE CALCIO



Criou-se a ideia errada de que o leite de vaca é um alimento imprescindível na alimentação humana por causa do cálcio para os ossos  e outros nutrientes necessários à saúde. Deste modo adicionou-se ainda mais cálcio na sua composição aumentando-se o consumo deste mineral que se torna prejudicial como o próprio sal ao contribuir para o aumento da hipertensão já não falando da litiase renal ou “pedras” nos rins e o endurecimento das artérias por excesso de calcário na circulação.

A par de tudo isto existem novos produtos com cálcio para evitar a Osteoporose quando na verdade o principal é uma boa alimentação onde se incluam vegetais em abundância por serem neles que se encontram as doses naturais de cálcio e outros minerais para suprir as necessidades diárias do nosso organismo, sendo o magnésio seu elemento de fixação. Pouco adianta tomar cálcio, por exemplo, se não houver magnésio na alimentação. Por isso é mais importante este mineral sem o qual o cálcio não se fixa nos ossos e é pior ainda quando se consome demasiado açucar ou doces que desviam o metabolismo do cálcio causando outras patologias ou anomalias por associação.

Portanto, é bom desfazer o mito do cálcio que está sendo consumido em excesso aumentando os problemas de saúde na população. É bom saber que este mineral apesar de ser importante, como os outros, ele não deve ser consumido além do necessário porque provoca ‘endurecimento’ no organismo, devendo ser consumido na dose certa que infelizmente está sendo exagerada pela adição em vários produtos que já o tem em quantidade suficiente como é o caso do leite, queijo, iogurtes, etc. 

A Natureza é mais sábia do que o homem e por isso fornece os nutrientes adequados à sua alimentação, sendo os vegetais as maiores fontes de vitaminas e minerais e não os produtos animais. De resto, a vaca tem ossos fortes e não bebe leite de nenhuma espécie e come apenas ervas... Porém os homens quiseram mudar as coisas e deram-lhes rações à base de cadáveres de animais,  originaram a BSE ou a  “doença das vacas loucas” que obrigaram depois ao abate em massa de tantos bovinos pelo erro de quererem torná-los carnívoros, mudando as regras da natureza. Por isso milhões de pessoas sofrem também inúmeros  problemas de saúde devido a uma degenerada forma de alimentação.

Enfim, talvez tudo faça parte de um plano ou uma grande ‘Conspiração’  para manter o sistema de lucro a funcionar tal como está, originando-se as mais diversas doenças na população que se tornaram afinal  no maior negócio da Humanidade na presente geração.  Cabe a cada um defender-se de tudo isso mudando hábitos e comportamentos diários que melhorem a situação. 

Rui M. Palmela

  

1 comentário:

  1. Rui,

    Excelente texto.

    Se me permite, eu gostaria de recomendar aos leitores do blog que assistam o vídeo abaixo:

    www.youtube.com/watch?v=NYOeGQY0p98

    Obrigado.

    Att.,

    Augusto César.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails