sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O DIA EM QE O MAR ENGOLIU A TERRA

 
 
Faz hoje 10 anos (dia 26/12/2014) em que o Tsunami no Sudeste Asiático ceifou 230.00 vidas, ficando na memória dos sobreviventes o acontecimento fatídico naquele dia de sol de lugares paradisíacos onde milhares de pessoas passavam férias e/ou faziam sua vida normal.
 
Tudo aconteceu de repente quando o mar engoliu a terra, apanhando muita gente desprevenida que foi arrastada no meio de destroços, embarcações, e outros objetos que se avolumav...am à medida que avançava empurrando tudo à sua frente. No final milhares de corpos se encontravam espalhados por todo o lado.
 
Curiosamente, nenhum animal morreu dos inúmeros que habitavam o Parque Nacional da Indonésia, pois momentos antes eles haviam migrado para zonas mais altas onde ficaram a salvo. Isto revela que os animais 'irracionais' pressentem as catástrofes ou perigos iminentes, enquanto os humanos são apanhados por eles sendo tão 'superiores' e inteligentes... Parece que perdemos há muito essas capacidades extrasensoriais como têm os animais e só podemos contar hoje com a ajuda de algumas tecnologias avançadas que avisem com alguma antecedência certo tipo de acontecimentos.
 
Na verdade, só após o sucedido foram instaladas sondas no Oceano Indico para detetar qualquer alteração marítima provocada por sismos de grande magnitude que possam originar maremotos como o do sudeste asiático. Infelizmente essas sondas não existiam no local na altura que poderiam ter evitado a morte de milhares de pessoas (a maior parte turistas) que passavam férias nas praias da Indonésia, no Sri Lanka, na Tailândia, India e outros locais atingidos pelo impacto do Maremoto.
 
Enfim, era o karma delas dirão uns, são coisas do destino, dizem outros, sendo verdade porém que nada acontece por acaso neste mundo onde todos deviamos estar atentos aos 'sinais' dos tempos que prenunciam apocalípticos acontecimentos. Porém é certo que "muitos têm olhos mas não vêm, têm ouvidos mas não ouvem" e têm coração mas não sentem.
 
Fica aqui mais esta questão,
 
Pausa para reflexão!
 
Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails