quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CASAMENTO HOMOSSEXUAL VERSUS REFERENDO NACIONAL


Cláudio Anaia, militante activista do Partido Socialista no concelho do Barreiro, é o porta voz de um Grupo de Católicos Socialistas que está a dinamizar a recolha de 75 mil assinaturas para que seja realizado um referendo sobre o casamento entre homossexuais no país.

Considera Cláudio Anaia, que este tema, tal como o Aborto, não deve ser decidido de ânimo leve na Assembleia da República, dizendo ainda que a proposta do PS a este respeito é "aberrante" quanto à sua legalização, considerando ainda que não é clara quanto à questão de adopção de crianças por parte dos homossexuais.

Cláudio Anaia, desafia assim o líder de seu partido, o 1º Ministro José Sócrates, para ter "coragem política" para avançar com um referendo nacional sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo que vão contra todos os princípios e valores da Sociedade onde vivemos.

Mais conclui ainda que seu partido está «ideologicamente baralhado» pela crise em que o país se encontra e por isso devem ser dadas prioridades a questões mais importantes e urgentes como o combate à pobreza e o desemprego, com milhares de familias sobreendividadas, além da questão económica que está de rastos.

Por isso, concordo plenamente com o socialista Cláudia Anaia, tendo já manifestado minha opinião pessoal de cidadão, enviando para o grupo parlamentar do P.S. na Assembleia da República o seguinte:

"Como cidadão português, venho por este meio manifestar minha concordância com a realização de um Referendo sobre a questão dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, proposta pelo socialista Cláudio Anaia que fundamenta a sua afirmação de que a maioria dos portugueses não concorda com a aprovação de leis em Portugal sobre algo que é manifestamente contrário à indole do ser humano numa Sociedade organizada e estado de direito onde vivemos, pelo que deve haver uma ampla discussão a nível nacional sobre esta questão.

A liberdade dos homossexuais não deve ser confundida com uma degeneração ou degradação dos costumes numa Sociedade em crise de valores como a que o mundo atravessa.

Outrossim, sou pelo reconhecimento dos direitos (e deveres) dos homossexuais na Sociedade onde se integram e onde não devem ser descriminados nem marginalizados, podendo ser reconhecidas as suas "uniões de facto", tal como qualquer casal heterossexual, podendo ter seus benefícios fiscais ou outros de ordem social.

Rui Palmela

14 comentários:

  1. Concordo, Rui!
    Vivemos um período de crise gravíssimo, não se vislumbram soluções e os nossos representantes parecem estar mais interessados com questões menores!
    Ou será que isto não é uma manobra de distracção?!

    Mas acho que realmente devemos exigir um referendo, embora me pareça que vai acontecer como aconteceu com o aborto; será uma questão de tempo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Como sabe sou homossexual, jovem... Vivo a minha homossexualidade em amor com amor... Não me considero nem nunca me considerarei uma aberração, muito menos que esta errado aquilo que faço.
    Se vai ou não haver referendo, é me indiferente, apesar de que se houver referendo, com toda a certeza em maioria absoluta que será NÃO...
    Não peço casamentos homossexuais, apenas os mesmos benefícios que os casais ditos "normais" têm direito... Serem reconhecidos enquanto casais... Para assim poderem ter acesso a compra de casa em conjunto por exemplo, ou que em caso de hospitalização de um dos parceiros, se possa visita-los com os mesmos direitos que um outro casal, volto a repetir dito normal tem...
    Não me vejo a casar, mas vejo-me sim, a partilhar uma vida a dois em amor e comunhão, e acima de tudo fidelidade com alguém que amo, e por isso só peço igualdade...

    Apenas existe aqui um ponto fulcral que me doí... É o facto de no referendo do aborto (isto sim é uma aberração) o sim ter ganho... Quando tudo aponta para que o NÃO num possível futuro referendo ao casamento gay...

    As pessoas penso de que têm os valores trocados...

    Quanto á adopção por casais gays, concordo plenamente... Sabe porquê? Porque de todo não é por isso que as crianças se tornarão gays, se não eu hoje era hetero... E alias conheço vários casais que adoptaram... Em Madrid é tão comum ver nos parques infantis casais homossexuais com filhos que dão muita mais atenção as crianças que muitos deste pais "heteros" que por ai existem... E na expressão das crianças existe felicidade... Palavras para quê...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  3. Caro Cristiano,

    Os homossexuais são seres humanos como outros quaisquer e como tal devem ser respeitados com os mesmos direitos e deveres na Sociedade. Isto eu direi sempre perante alguém que fale com desdém a vosso respeito.

    Porém, também direi sempre o que penso sobre os "casamentos gay" que alguns partidos politicos pretendem legalizar no país e não aceito como acto normal ou natural na vida dos seres humanos e sim nos animais.

    Considero de facto uma 'aberração' dois homens ou duas mulheres casarem mesmo que o façam com amor, pois sexualmente nunca se relacionarão de forma sã e natural e 'pecarão' sempre em sua natureza física, biológica, e moralmente. Mas cada um é livre e assume a responsabilidade de seus actos pessoalmente, não pode é envolver um povo ao exigir que isso seja reconhecido como um 'direito' levando partidos politicos no poder a legalizarem algo que responsabilizará todo um país karmicamente.

    O laicismo politico de alguns partidos não pode decretar leis contra a vontade de um povo que deverá ser ouvido primeiro antes de set tomada essa decisão e por isso concordo que haja um Referendo a respeito desta questão.

    Quanto ao que dizes sobre os mesmos direitos de comprarem casa em comum, terem benefícios fiscais e outros de saúde, etc., já o disse e repito que os homossexuais são seres humanos e cidadãos com os mesmos direitos e deveres na Sociedade onde se integram. Isto sim, devia ser revisto para falcultar-lhes as mesmas oportunidades perante a Lei.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  4. Aceito a sua opinião e dissertação como valida. Apesar de não me rever nela... Pois não me sinto um animal, mesmo tendo relaçoes sexuais com alguém do mesmo sexo que eu.
    Sinto me humano, pleno, e gratificado com aquilo que tenho e aquilo que sou...

    Perguntam-me imensas vezes: Gostas de ser homossexual? E eu respondo, meu caro/a, não se trata de gostar ou desgostar, tu por acaso gostas de ser hetero? Nunca me negarei aquilo que sou. Sei que faz parte... E que não é por se chamar ou se realizar casamentos homo em Portugal que a crise de valores morais vai cair... Ate porque penso eu de que ela caiu o máximo que se podia cair no ultimo referendo...

    Quanto ao karma... Bem, eu faço as coisas porque me sinto bem, e porque sei que não estou a fazer mal a ninguém... Ate porque para mim, a homossexualidade tão estigmatizada graças a um livro de maus costumes como diz o amigo Saramago e muito bem,não é algo de errado e anti natural (só pela sodomia, ate parece que os casais heteros não praticam esta vertente sexual, ate parece, basta ler um artigo que saiu de sexologia que fala em 7 em cada d10 casais portugueses). Ja sofri de algum acto de homofobia por ter expressado carinho em publico ao meu companheiro. Os actos de homofobia, isso sim trás mais karma. Se a homossexualidade traz mau karma, então existem coisas bem piores, imcomparaveis... Pois como digo sempre, com amor tudo é valido...

    Como disse o casamento a mim não me diz nada, mas sim os mesmos direitos a todos, assim como criação de medidas fortes e leis que ajudem a reduzir o preconceito...

    Pois ninguém tem o direito de julgar ninguém...

    É a minha opinião... É como eu penso... É como sou...

    Com amor e amor e comunhão, deixo um beijo de luz no coração de todo o Mundo que se encontra na escuridão...

    ;)

    ResponderEliminar
  5. "não é por se chamar ou se realizar casamentos homo em Portugal que a crise de valores morais vai cair..."

    Nisso te dou toda a razão, caro Cristiano, pois a Crise de Valores na Sociedade já existe há muito tempo, não só no nosso país como no mundo inteiro.

    Mas os erros não se devem justificar com outros erros... É o que penso!

    Dizes por fim que a homossexualidade está muito estigmatizada por causa de um "livro de maus costumes" que é a Bíblia, tal como a classifica José Saramago.

    Amigo Cristiano, em verdade te digo que um escritor como Saramago devia escolher melhor suas palavras quando se refere a Deus, pois apesar de não acreditar na sua existência chamou-O de "filho da p...."

    Portanto, qualquer palavra ou conselho que venha dali não merece qualquer respeito pelo seu estilo de ateu que, esse sim, está gerando um karma pessoal bem pesado por induzir em erro milhares de leitores seduzidos pela sua alma sem luz que vive na escuridão.

    Concordo por fim sobre a questão dos mesmos direitos que os homossexuais devem ter na Sociedade tal como as restantes pessoas, pois são cidadãos eleitores legítimos do país e estado de Direito.

    Um abraço de amigo que te respeita pelo que és.

    RP

    ResponderEliminar
  6. Sr. Rui, será que um homem pode amar outro homem da mesma forma que um homem ama uma mulher?
    estes dois tipos de amor são iguais ou diferentes?

    ResponderEliminar
  7. Jesus Cristo respondia a essa pergunta do seguinte modo: "ama o teu próximo como a ti mesmo" e não distinguia se era homem a amar outro homem ou mulher a amar outra mulher.

    Na verdade todos os seres humanos deviam sentir amor uns pelos outros e o mundo estaria melhor.

    Mas, eu pergunto: O que é que tem a ver o amor com a homossexualidade que se limita às questões do sexo?

    ResponderEliminar
  8. e eu pergunto:

    e será que a homossexualidade se limita somente ás questões de sexo?

    e a heterosexualidade só se limita somente ás questões de sexo?

    ResponderEliminar
  9. Acaso os homo ou hetero são castos? Não os atrai somente o desejo de se relacionarem sexualmente um com o outro, confundindo tantas vezes amor com 'paixão' que se esgota ao fim de algum tempo?

    O que é que atrai mais um homem ou mulher, seja gay, lésbica, ou heterossexual? Todos têm o mesmo propósito certamente: sexo!

    Raras são as pessoas que se ligam por Amor naquele sentido mais casto e nobre do verdadeiro sentimento humano. Poucos são os casais hoje que subsistem se não houver sexo entre eles, fazendo depender da sua relação a sexualidade. Esta é a verdade!

    ResponderEliminar
  10. Agora pergunto...

    Pois ainda não entendi muito bem as suas dissertaçoes acerca deste assunto... Apesar de respeitar os homossexuais, ms não consentir que ambos tenham sexo, isso significa que você acredita que nós homossexuais que expressamos amor através de relaçoes sexuais, estamos condenados ao julgamento eterno?

    É isso?

    Abraço...

    Cristiano Costa

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não pude deixar de rir perante tua ideia de que respeito mas não consinto que os homossexuais tenham sexo. rssssss

    Quem sou eu para consentir ou não consentir comportamentos sexuais, que considero aberrativos, se isso é de exclusiva vontade e responsabilidade de cada um?

    Claro que tem consequências kármicas futuras, caro Cristiano, disso não tenho dúvidas, pois não é por acaso que Jesus dizia: "O pecado contra o filho do homem será perdoado, mas o pecado contra o E.Santo não será perdoado por gerações"...

    Não sei se sabes, o Sexo é a energia do "Espírito Santo" (o Espírito da Vida - chama-lhe outra coisa se quiseres, pois estou apenas a citar Jesus) e o uso e abuso dessa energia reflecte-se sobre quem a perverte, de tal modo que Sodoma e Gomorra tiveram seu triste fim pela degradação e perversão sexual reinante, tal como outros povos que tombaram, inclusive o grande Império Romano com suas orgias e bacanais.

    Vejo neste tempo os mesmo sinais que precedem a queda da Civilização, caro Cristiano, e não adianta muitos chamarem nomes a Deus, desafiando-O, questionando-O, ou acusando-O de inflingir 'castigos' à Humanidade que os inflinge a si mesma pela sua degeneração e Crise de Valores (éticos, morais e espirituais), piores do que no passado pela sua banalização.

    Por isso, caro jovem Cristiano, não pelo facto dos homens considerarem que tudo se pode fazer numa Sociedade 'livre' e "democrática", onde inclusive legalizam os abortos e casamentos homossexuais, que iliba as pessoas de suas responsabilidade individuais em termos espirituais.

    Entende como quiseres, a minha função é chamar a atenção, cada um faz quer e lhe aprouver.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  12. Heterosexual06 novembro, 2009

    caro Rui palmela :
    os heterossexuais quando se juntam em casal têm como interesse , não o amor, certo? nas maiorias dos casos como disse, mas só por impulso sexual , então , esse facto é imoral. Do mesmo modo estão os homossexuais também quando se juntam. E se os digníssimos Heterossexuais têm direito por lei a essa imoralidade, então os homossexuais também têm o direito a deliciar-se com essa imoralidade, porque senhor Rui, ou comem todos da mesma gamela ou então, a justiça é tão porca chegando ao ponto de usar arganel no focinho.

    ResponderEliminar
  13. Pedro Xistre06 novembro, 2009

    grande blog que o senhor tem aqui, mas existem muitas mensagens em todo o blog que argumentam melhor que o senhor, com ironia e com um racionalismo apurado e inteligente. Você tem que se esmerar mais um pouco, porque acho que está a ser comido em bifes de cebolada.(sem ofensa)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Caro Pedro Xistre:

    Nâo é minha pretensão ser um Supra Sumo ou Génio imbatível na palavra e argumentação respondendo aos mais diversos participantes que comentam meus artigos. Poderia até nem fazê-lo pois não sou obrigado a isso, porém este é um "Espaço cultural para encontro e debate livre das idéias e pensamentos que sirvam para aprimorar os conhecimentos e melhorar os comportamentos".

    É esse de facto o meu propósito e creio que dalgum modo estou conseguindo, pelo que me é indiferente que haja alguns argumentadores cheios de ironia, dotados de "racionalismo apurado e inteligente" (como você diz) que pretendam enredar-me ou mostrar suas habilidades dialéticas sem no entanto acrescentar nada melhor àquilo que escrevo.

    De qualquer forma, é na discussão que nasce a luz e estarei sempre pronto para encetar trocas sãs de ideias e pensamentos sobre os mais diversos temas, uns mais polémicos, outros menos, mas todos servindo para a construção de uma Sociedade melhor, onde haja verdade e mais amor.

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails