sexta-feira, 6 de novembro de 2009

UMA REFLEXÃO SOBRE A CORRUPÇÃO


Como cidadão atento aos acontecimentos no meu país, principalmente sobre casos de Corrupção, dou por mim hoje a fazer a seguinte reflexão:

Salazar levou 40 anos a encher os cofres do Estado e morreu pobre.
Hoje os politicos que chegam ao poder, delapidam os dinheiros públicos e em poucos anos ficam ricos... É isto a Democracia?

A verdade, porém, é que até mesmo alguns acusados pela justiça continuam a ser reeleitos para cargos públicos de responsabilidade e nisto o povo não se importa que eles sejam desonestos, corruptos, farsantes, mentirosos, oportunistas, enganadores, desde que saibam falar bem... Tal é a crise de valores no país!

Rui Palmela

15 comentários:

  1. Chegou-se a um ponto em que os valores éticos e fundamentais numa Sociedade que se quer livre, estão a ser todos destruidos e ultrapassados por politicos ambiciosos e gananciosos que fazem perder a confiança nas Instituições de um Estado de Direito onde a honestidade e transparência dos seus representantes e executantes deviam estar acima de qualquer suspeita de desonestidade.

    Infelizmente não é isso que acontece em Portugal e noutros países do Mundo (como o Brasil, Inglaterra, etc.) onde os casos de Corrupção tem vindo cada vez mais a ser conhecidos e denunciados nos órgãos de Comunicação Social.

    ResponderEliminar
  2. Na ditadura havia vampior que comiam tudo, mas não não votávamos neles, não podiamos.
    Na democracia, os vampiros comem tudo com a di9ferença de que nos votamos neles. Neles Todos!!!

    Comem, não só ilegalmente, mas ainda pior, comem legalmente! Pois se são eles mesmos a fazer o emaranhado de leis que os beneficiam a eles próprios!!!

    Maria Ferreira

    ResponderEliminar
  3. não sou pelo estado novo nem tão pouco por esta democracia terrorista, ambos fascistas, Sim ! Ambos fascistas, déspotas, enganadores, exploradores do povo em prol de uma elite abastada, isto é fascismo e cada vez mais evidente hoje em dia , contudo, a maioria no rebanho anda cega e não enxerga a democracia terrorista em que vivemos.

    ResponderEliminar
  4. Hoje recebi o seguinte e-mail:

    "Meus amigos(as), vamos unir esforços e angariar fundos para ajudar o "COITADO".

    SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS.

    A pouca vergonha continua. Ao que isto chegou.

    SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de varias reformas que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, logo que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVAVEIS, empresa do Grupo EDP.

    Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar de euros num emprego dado pela escumalha politica do governo, que continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do centrão.

    Entretanto o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num pais com 20% de
    pobres, onde o desemprego caminha para niveis assustadores, onde os
    salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nivel da subsistencia.

    Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de
    salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da competividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar,(desde que não congelem o dele, claro ).

    Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário politico, recebeu em
    2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para quando o " comissário " for para a reforma. Claro que isto não vai acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de tacho em tacho, tal como esta cambada de ex-políticos que perante a crise " assobia para o ar ", sempre com os bolsos cheios com os milhões de euros que vão recebendo anualmente.


    Volto a perguntar:
    É isto a Democracia?

    RP

    ResponderEliminar
  5. RUI PALMELA:

    isto é democracia terrorista, ou seja FASCISMO!

    ResponderEliminar
  6. Eu direi antes que isto é uma "DITADURA DEMOCRÁTICA" dominada por uma burguesia reinante que não quer perder privilégios e detem o "poder do povo" (analfabeto e ignorante) que vota sempre nos mesmos farsantes, exímios na palavra, que sabem enganar e iludir as populações.

    Mesmo quando descobertos pelos crimes de abuso do poder ou de Corrupção, eles continuam nos lugares a governar a Nação...

    Pausa para reflexão!

    RP

    ResponderEliminar
  7. Bem haja a Imprensa que vai denunciando casos que jamais saberiamos pela Justiça sobre os 'gestores' públicos e politicos da "Democracia" portuguesa com grandes TACHOS, podres de ricos, que superam os do antigo regime de Salazar, tendo este também morrido pobre depois de ter estado no poder 40 anos...

    ResponderEliminar
  8. Joaquim Sustelo10 novembro, 2009

    Nesse aspecto Salazar foi bem melhor. Mas com ele também já não desenvolvíamos muito...

    Abraço
    Sustelo

    ResponderEliminar
  9. É verdade, caro Sustelo, penso que o erro de Salazar, foi, depois de ter recuperado a Economia quando entrou para o poder (numa altura de crise mundial também), não agiu nas condições de inustiça e desigualdade social na época (como hoje acontece de resto) e se rodeou de gente do poder mal conselheira, tendo criado a policia politica (PIDE/DGS) com o quadro de perseguições e torturas que todos sabemos. Depois foi a guerra no Ultramar.

    Mas que foi um politico honesto foi, não tendo enriquecido com o dinheiro do Povo como hoje estes "democratas" do novo regime 'Socialista' fazem em Portugal.

    As 'moscas' mudam (e hoje são muito mais) mas a tampa é a mesma....

    Por isso deixei de acreditar há muito nos politicos (da Democracia ou outros) que não servem o Povo e sim querem o Poder para se servirem a si mesmos. E os casos de Corrupção são mais que muitos. Mais uma vez o Sócrates vai ficar ilibado (por estar no Poder) com o caso "Face Oculta", tal como o "Freeoport", e se calhar outros mais por aí...

    Um abraço

    RP

    ResponderEliminar
  10. Joaquim Sustelo10 novembro, 2009

    Concordo.

    Por essas e por outras é que eu voto em quem não tem possibilidades de ser Governo (por exemplo Bloco de Esquerda, PCP... já que CDS nunca!!!). Não voto em quem possa subir ao poder e depois lixar-me. Interessa-me sim ir engrossando a Oposição, pois é através dela que se sabe as broncas.

    A propósito do Sócrates e desses casos todos, leia o Correio da Manhã de ontem, pág 2, artigo de António Ribeiro Ferreira.

    Abraço
    Sustelo

    ResponderEliminar
  11. Acho que o Rui disse tudo, num dos comentários: os responsáveis somos nós, eleitores, que votamos neles!

    Políticos com processos em tribunal, julgados e condenados, concorrem e são eleitos!
    Parece-me que isto também denota uma profunda alteração de valores; a maioria dos portugueses, que tem muito de "chico esperto", sempre pronto a aproveitar a menor oportunidade para se dar bem, até vê estes "senhores" como exemplo! A diferença está na dimensão do crime, porque de resto a massa é a mesma.

    ResponderEliminar
  12. O novo caso "Face Oculta" e o nome de José Sócrates anda de novo nas bocas do Mundo pelos piores motivos. As fugas de informação no processo Face Oculta estão a deixar o PS desesperado.

    "Isto está a passar todas as marcas", disse José Sócrates, em resposta a uma manchete do semanário Sol dando mais pormenores sobre as escutas telefónicas de conversas suas com Armando Vara.

    Segundo aquele jornal, Sócrates mentiu quando em Junho passado disse no Parlamento que nada sabia da intenção da PT de comprar a Media Capital, adquirindo assim a TVI ("Nada sei disso", afirmou). Isto porque, segundo as escutas citadas pelo jornal, três meses antes, em Março, Sócrates terá alegadamente falado do assunto com Vara.

    O primeiro-ministro começou por uma palavra de apoio à investigação criminal em curso: "Com certeza que o caso Face Oculta merece ser apoiado por parte das autoridades políticas no seu desen- volvimento de investigação. Já disse o quanto me entristece esse caso pelo facto de um amigo meu [Armando Vara] estar nele envolvido, mas o meu dever é incentivar as autoridades a prosseguir no combate à corrupção. E vejo neste caso um evidente sinal de combate à corrupção, que é preciso apoiar."

    Porém, "outra coisa muito diferente - e esse é o ponto e importa não confundir as coisas - é saber se durante meses a fio eu fui escutado - porque isto está a passar todas as marcas -, se essas escutas foram legais e se é possível fazê-las num Estado de Direito. Eu tenho o maior interesse em ser esclarecido sobre isso", afirmou.

    Reforçando estar "à espera que esse esclarecimento se faça", acrescentou: "Desconheço as escutas, não estou a par de nada e sei apenas o que vem nos jornais. Espero que o senhor procurador [Geral da República, Pinto Monteiro], com o esclarecimento que prometeu, possa esclarecer-nos a todos." E repetiu: "A questão mais importante para mim é saber se, durante meses a fio, fui escutado, com as conversas a serem transcritas e gravadas, e se isso é legal e possível de ser feito num Estado de Direito."

    Mas Sócrates recusou explicar o alegado conteúdo das conversas com Vara. "Fazem parte da reserva da minha vida privada, tive essas conversas com um amigo. Estou à espera que alguém diga se essas gravações são verdadeiras." Não negou, contudo tudo, que quando em Junho disse no Parlamento que nada sabia das intenções da PT sobre a compra da Media Capital (TVI), o fez a título oficial: "Uma coisa é naturalmente discutirmos, com amigos, como fiz, relativamente a notícias que são publicadas nos jornais e a conhecimentos informais; outra coisa é, como disse no Parlamento, como primeiro-ministro, o conhecimento oficial e o conhecimento prévio desse negócio. Não tenho nada a acrescentar ou a retirar."

    O procurador-geral da República está agora sob forte pressão do PS para esclarecer as fugas e as condições em que José Sócrates terá sido interceptado.

    Entrevistado na Antena 1, o ministro Vieira da Silva falou mesmo em "espionagem política": "O que motiva essas forças e as pessoas que estão por trás do que me parece ser uma ilegalidade não é qualquer averiguação relativamente a qualquer processo de corrupção, é pura espionagem política, porque estar a ouvir um dirigente de um partido que também é primeiro-ministro sobre temas políticos e depois colocá-los nos jornais através de escutas cuja legalidade é mais do que duvidosa, é algo de extremamente preocupante", afirmou.

    De manhã, ainda antes de José Sócrates comentar a manchete do semanário Sol, já a deputada do PS Maria de Belém, vice-presidente da bancada socialista no Parlamento, dizia que se está a "regressar à histeria dos julgamentos populares".

    Maria de Belém explorou ainda alegadas contradições do PSD. Recordou, por um lado, que, a propósito do caso de António Preto, Ferreira Leite garantira ser pela "presunção da inocência", não excluindo por isso aquele dirigente (a braços com a justiça) das listas de candidatos a deputados. Mas agora o PSD explora o caso Face Oculta. Houve portanto, segundo ela,"uma inversão desse entendimento".

    ResponderEliminar
  13. Coitado do premier minister....... pobre diabo, é mesmo um azarado, sempre envolvido em coisas e loisas neste país à beira mar plantado..... Deve estar a ser vítima de grande 'perseguição' da Oposição como nenhum outro 1º Ministro do país...

    Bem hajam os jornalistas deste país que conseguem pôr cá para fora e tornar público aquilo que jamais se saberia e ficaria no 'segredo dos deuses' do poder politico que se sobrepõe cada vez mais ao poder judicial.

    Este homem (José Sócrates) tenta sempre vitimizar-se como forma de manter-se no lugar que ocupa e que por mim nunca estaria nele pela sua falta de ética e envolvimento em 'trafolhices' e (até prova em contrário) em casos de Corrupção.

    Isto "está a passar das marcas", de facto, há tanta m...... que nem dá para se limpar e muita gente já não acredita na justiça nem nas instituições democráticas de quem começam a duvidar.

    "Espionagem Política"?!!!, pois, pois, o Ministro Vieira da Silva (e outros senhores do PS) tentam é segurar o seu próprio lugar vindo defender o seu Premier Minister cujo nome nunca se falou tanto pelos piores motivos, como nenhum outro 1º Ministro de Portugal desde a queda do regime salazarista em 25-4-1974. De resto, direi sempre que Salazar esteve no poder 40 anos e morreu pobre, estes senhores Ministros do novo regime enchem os bolsos em pouco tempo e vemos como o fazem... É isto a "Democracia"?

    Venha mas é uma Ditadura Moral que recupere os verdadeiros valores de Portugal.

    Rui Palmela

    ResponderEliminar
  14. Sócrates deve estar agradecido por o "segredo de justiça" não ter sido violado antes das eleições de 27 de Setembro, pois veria seu nome envolvido em mais um caso de justiça e crime de que é acusado mas sempre camuflado.

    Esperemos que a verdade venha um dia ao de cima e o sr. 1º Ministro (que não está a cima da Lei) seja julgado e condenado se for culpado ou ilibado se tiver inocente.

    De qualquer forma "quem não deve não teme", mas pelos vistos o sr. 1º Ministro e os capangas do PS temem perder seus lugares no governo e tudo fazem para que a verdade não seja conhecida e até apagada. Porém as suspeitas jamais o serão...

    ResponderEliminar
  15. Manuel Ribeiro13 dezembro, 2009

    Quando um Governo ou uma Assembleia Legislativa não quer resolver de imediato um problema, um mal, uma perversão, uma indignidade ou a corrupção, nomeia uma Comissão de "Peritos", para estudar o assunto, o que significa na prática, adiar a sua solução e fazer esquecer o assunto da opinião pública e ter uma desculpa para nada fazer e para nunca resolver esse problema eficazmente...porque não lhes convêm e porque vai contra os seus interesses e limita os seus poderes arbitrários, o que é o mesmo que dizer os seus poderes corruptos e desonestos...tais como o compadrio, o nepotismo, o clientelismo político, o suborno e os favores aos amigos e familiares, etc., etc....

    Quem puder que entenda!...

    Manuel de Sousa Ribeiro

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails