quinta-feira, 2 de maio de 2013

POR UM PORTUGAL MELHOR



 

Penso que Portugal só sairá da crise que atravessa quando os politicos e governantes souberem tomar medidas que poupem os mais pobres e penalizem os mais ricos onde eles próprios se incluem vivendo na abastança enquanto aumenta a pobreza e miséria no país.

O povo é sempre o mais sacrificado pela ganância e ambição dos que exploram a situação aumentando seus lucros, pouco se importando com as dificuldades e desespero de milhares de familias que entregam suas casas aos bancos e vêm seus bens penhorados pelas finanças que retiram tudo aos que pouco têm poupando aqueles que mais têm.

Estava certo o que dizia Thomas Jefferson, um filósofo politico que foi também o 3º Presidente dos EUA, defensor dos ideais republicanos, que já desconfiava no seu tempo dos poderes financeiros que controlam os governos e submetem os países aos seus ditames visando o lucro sem qualquer contemplação ou preocupação pelo bem estar da população. Numa declaração que fez em 1802,  Jefferson dizia o seguinte:

“Acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que o levantamento de exércitos. Se alguma vez o povo americano permitir que bancos controlem a emissão da sua moeda, primeiro pela inflação, e depois pela deflação, os bancos e empresas que crescerão à sua volta despojarão o povo de toda a propriedade até seus filhos acordarem sem abrigo no continente que os seus pais conquistaram”.

Os politicos do séxulo XXI deviam reflectir nestas palavras, em especial os que elegemos para nos governar, pois deviam primeiro assinar declarações de intenções pelas promessas que fazem em época de eleições e nunca as cumprem quando estão no poder onde deviam ser responsabilizados civil e criminalmente pelo que fazem na gestão dos dinheiros públicos, sujeitando o país aos mercados de capitais criando um endividamento incomportável ou situação de bancarrota, enquanto os bancos e grupos empresariais ou  financeiros aumentam seus lucros.

Esta não é a ‘democracia’ em que acredito pois não passa de um sistema de maior expediente politico onde o povo é enganado e explorado dando legitimação aos que desejam apenas enriquecer nas cadeiras do poder garantindo seu futuro pessoal, de familiares e amigos, pouco se importando com o estado em que deixam a maioria da população que se revolta e reclama nas ruas pelo desespero da situação.

Está na hora dizer BASTA e lutar por um Portugal melhor onde o povo deve mudar de rumo e tomar seus destinos nas mãos, exigindo aos politicos mais responsabilidades na governação.  Sobretudo acabar com a Corrupção que é o maior cancro que destrói uma Nação!

Pausa para reflexão!

Rui M. Palmela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails